A cultura é o reflexo da identidade e diversidade de um povo, desempenhando um papel fundamental na construção da sociedade e na preservação de suas raízes.
A cultura brasileira é rica e plural, sendo expressa em uma infinidade de formas artísticas, como música, dança, teatro, literatura, cinema e artes visuais, entre outras. No entanto, muitos projetos culturais encontram dificuldades em obter recursos para sua realização, o que limita seu alcance e impacto na sociedade. Ao realizar repasses de parte de seus impostos para o financiamento desses projetos, a Vaccaro Group acredita estar promovendo a democratização da cultura e valorizando a riqueza da nossa identidade local, regional e nacional. Além disso, o incentivo fiscal para projetos culturais também contribui para a economia do país, gerando empregos, estimulando o turismo cultural e promovendo o desenvolvimento de cadeias produtivas associadas às atividades culturais. Isso demonstra que o investimento no setor cultural não é apenas uma questão de valorização artística, mas também uma estratégia inteligente para impulsionar o crescimento econômico sustentável.
Essa iniciativa das empresas da Vaccaro Group, como no caso da Rafitec Propex, que repassou valor para a Associação Coral de Chapecó representa uma oportunidade de engajamento com a sociedade e um ato de responsabilidade social corporativa que fortalece os laços com a comunidade, além de contribuir significativamente para a construção de um país mais diverso, inclusivo e culturalmente rico. Um exemplo inspirador para outras corporações sobre o poder transformador do investimento em projetos culturais.
Segundo o Presidente do Coral de Chapecó, Sr. Mario Bertoncello, o repasse é fundamental, porque permite que a Associação desenvolva projetos em benefício dos artistas já inseridos, mas também para a sociedade:
“Em especial falando sobre o último projeto, Cantando e Encantando, no qual houve o aporte de recursos da Rafitec Propex, em função da pandemia o Coral desenvolveu só a partir do ano de 2022 e os objetivos principais foram atender crianças, jovens e adultos de forma gratuita com aulas de canto coral, técnica vocal, e de vários instrumentos musicais, tais como: violão, violino, Okulelê, gaita, teclado, flauta instrumentos de sopro, todos esses de propriedade do coral e cedidos para as aulas. Os profissionais foram pagos pelo coral de acordo com o projeto e tivemos uma mostra no final do ano no Eco Parque em Chapecó como mostram as fotos. Além deste trabalho com os alunos realizado de forma gratuita, o coral desenvolveu outras ações junto às empresas apoiadoras , participamos de festivais e inúmeras apresentações em escolas e outros locais onde fomos chamados.
Os ensaios e aulas do Coral são realizados na UNOESC Chapecó, que nos acolheu, cedendo os espaços. Quando quiserem conhecer o trabalho mais de perto, estamos à disposição para recebê-los.”
Conheça melhor a história da Associação Coral de Chapecó: https://coralchapeco.com.br/o-coral
Acompanhe nas fotos algumas das atividades desenvolvidas pela Associação Coral de Chapecó com o aporte da Rafitec Propex…