Blog

RAFITEC PROPEX – FORÇA QUE FAZ A DIFERENÇA, TAMBÉM NO ESPORTE

APOIO AO ESPORTE

    O jovem piloto IGOR VACARI, de 14 anos de idade, que participa dos principais campeonatos de Kart em Santa Catarina e no Brasil acaba de receber um importante reforço para dar sequência ao sonho de se tornar um piloto profissional – o aporte financeiro da Rafitec Propex, através da lei de incentivo ao esporte, que permite repassar até 1% do IR para projetos esportivos aprovados pela Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania.

Igor iniciou a trajetória na categoria Cadete em 2018, com 9 anos de idade, seguindo assim por três anos. Hoje compete pela categoria Júnior para pilotos de até 15 anos de idade, e promete pisar fundo na temporada 2023, com foco nos objetivos, respeito aos adversários e muita velocidade.

A Rafitec Propex está na torcida e, na temporada 2023, vai com Igor para as pistas, somando forças com o jovem piloto, que tem no foco, na determinação e na paixão seus maiores aliados para alcançar sucesso no automobilismo, um dos esportes com maior audiência no mundo.

O INÍCIO DE UMA PAIXÃO

Igor teve o primeiro contato com o automobilismo aos 9 anos de idade, quando o primo, Daniel Tozzo  fez o convite e o levou para conhecer  de perto a pista e sentir a emoção do automobilismo. Foi a arrancada para mais uma história de paixão pelas pistas na família, já que o pai de Igor, Lizandro Vacari, que tentava adiar um pouco a experiência do filho, pela questão da idade, também tem uma bela trajetória no automobilismo, com resultados expressivos nas pistas do Brasil e muitos títulos, inclusive foi CAMPEÃO BRASILEIRO DE MARCAS em 2001. Lizandro iniciou a carreira ao lado de grandes nomes, como Christian Fittipaldi, Rubens Barrichello, Pedro Paulo Diniz, André Ribeiro, Tony Canaan entre outros. E como diz o ditado, ‘a fruta nunca cai muito longe do pé’ – Igor parece ter herdado não apenas a paixão do pai pelo automobilismo, mas também o talento.

OS DESAFIOS DO ESPORTE

Talento, habilidade, foco e resiliência são alguns dos elementos importantes para o sucesso de quem se dedica para ser um atleta profissional. No entanto, todo o empenho e esforço dificilmente vão gerar os frutos almejados sem o apoio financeiro necessário para pagar os custos da jornada que pode levar à conquista de títulos importantes, objetivo principal das pessoas que vivem para competir.

Em se tratando de automobilismo é possível dizer que, até para dar os primeiros passos na carreira, na maioria das vezes iniciada no kart por aspirantes a piloto muito jovens, como é o caso de Igor Vacari, é necessário ter um apoio financeiro considerável, seja de patrocinadores ou da própria família. Isso devido aos altos custos envolvidos na prática do esporte, que começam justamente pelo principal instrumento de trabalho de um piloto: o carro. Sem mencionar que, à medida que o atleta vai se profissionalizando, aumenta o investimento em equipamentos, peças de reposição, equipe de mecânicos, logística de viagens, simuladores (que passaram a ser praticamente essenciais no treinamento de pilotos). E diante de tantos recursos necessários para manutenção muitos talentos se perdem.

“Realmente o apoio dos patrocinadores é fundamental para oferecer o alicerce necessário, principalmente aos que estão iniciando a trajetória, como o Igor. O automobilismo é um esporte caro e mesmo com o apoio da família não seria possível avançar, oferecendo toda a estrutura necessária para formar um bom piloto, participar das competições e manter a equipe de apoio. Somos muito gratos a todos que, com seu apoio, ajudam o Igor a seguir sua trajetória em busca do profissionalismo”, salienta Lizandro Vacari.

https://www.instagram.com/igorvacari77/ 

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp