Blog

RAFITEC PROPEX REPASSA RECURSOS PARA CUSTEIO DE PROJETO DO HRO- ATENDIMENTO À PESSOA IDOSA: A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO

O projeto, que será implantado no Hospital Regional do Oeste beneficiará 100% dos colaboradores, profissionais que prestam atendimento à pessoa idosa e também o público externo do município de Chapecó com interesse na capacitação voltada para o atendimento aos idosos.

Seguindo com o propósito de fazer sua parte na busca por uma sociedade melhor, a Vaccaro Group desenvolve de forma continuada ações sociais, não apenas na matriz localizada em Xaxim (SC), como em todas as cidades e estados brasileiros onde possui filiais.

Uma dessas ações de grande importância para a comunidade do Oeste catarinense, desenvolvida pela Rafitec Propex é o repasse do IR para os projetos aprovados na modalidade de Chancela via Fundos do Idoso, Criança e Adolescente para o Hospital Regional do Oeste – HRO, localizado na cidade de Chapecó/SC. No projeto Atendimento à Pessoa Idosa: a Importância da Qualificação o valor total é de R$ 188.027,83 e somente a Rafitec Propex tem feito a destinação de recursos.

“Para nós é uma honra colaborar com um projeto voltado a aprimorar o atendimento à população idosa, valorizando e respeitando aqueles que tanto contribuíram para nossa sociedade. Estamos verdadeiramente orgulhosos de apoiar essa iniciativa e temos o mais sincero desejo de que ela alcance resultados positivos para todos os profissionais e envolvidos no cuidado com as pessoas idosas”, frisou o Diretor Presidente da Vaccaro Group, Márcio Vaccaro, que esteve presente, juntamente com a esposa Rozangela, no café de lançamento do projeto, que aconteceu na terça-feira, 08/08, no HRO.

 

Hospital Regional do Oeste

Referência para 76 municípios, atendendo uma população de 1 milhão de pessoas, incluindo 76 municípios nos serviços de Oncologia e Radioterapia, o HRO atendeu 20.239 pessoas em seu ambulatório no período de janeiro a setembro/2021 sendo 30,19% pessoas idosas de Chapecó. No mesmo período foram realizadas 4.418 internações, sendo 44,09% de idosos, segundo o setor de estatística.

Estes dados mostram a importância da capacitação dos recursos humanos voltados para o desenvolvimento das competências necessárias ao cuidado da pessoa idosa, diante das características e complexidade. Este é um desafio para os programas de educação permanente, para os profissionais da saúde e também para a sociedade em geral, que em breve será fortemente impactada pelo envelhecimento da população.

Estatísticas

Atualmente, o Brasil vem experimentando um notável crescimento na população idosa, conforme indicado por estatísticas recentes. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de idosos com 65 anos ou mais tem aumentado nos últimos anos e já representa uma parcela significativa da sociedade brasileira. Além disso, projeções demográficas apontam que essa tendência deve se intensificar nas próximas décadas, impulsionada pelo envelhecimento da população e avanços na área da saúde. Estima-se que em 2025 o Brasil ocupará o 6º lugar no contingente de idosos, alcançando 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Desta forma, caminhamos para um perfil demográfico mais envelhecido, onde as doenças crônico-degenerativas aumentam. Esse fenômeno coloca o país diante de importantes desafios relacionados à saúde pública, previdência social, cuidados de longo prazo e inclusão social, demandando políticas e estratégias efetivas para garantir o bem-estar e a qualidade de vida desses indivíduos.

Diante dos fatos, torna-se cada vez mais necessária a sensibilização e a capacitação dos profissionais e população para atendimento e cuidado adequado deste público.

 

O PROJETO:

Este projeto objetiva adquirir livros, material didático para capacitação dos profissionais que atuam no atendimento hospitalar das pessoas idosas e também serão realizados cursos de Reiki, Auriculoterapia, entre outros, seminário para o público interno e externo que atuam no atendimento dos idosos. Os livros e materiais didáticos serão utilizados na realização de treinamentos no Hospital Regional do Oeste em Chapecó/SC, beneficiando profissionais que atuam ou irão atuar no atendimento à pessoa idosa.

 

Legenda foto 01: Vânia Maria Lovera – Gerente de Projetos e Captação de Recursos, Sérgio Thomazoni – Diretor Geral do Hospital Regional do Oeste, Rozangela Vaccaro, Márcio Vaccaro – Diretor Presidente da Vaccaro Group, Reinaldo Fernandes Lopes e Celso Edmar Grando Coletti – respectivamente Presidente e vice-presidente da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira – ALVF.

#Recursos #Doação #Hospital #Idoso #AtendimentoIdoso #VaccaroGroup #Projeto

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp