Blog

SACARIA DE RÁFIA: VANTAGENS, IMPORTÂNCIA E CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Os constantes avanços tecnológicos na indústria garantiram a evolução na produção das embalagens, as sacarias de ráfia, por exemplo, foram adaptadas tanto em termos técnicos, que levam em conta os impactos ambientais do produto durante todo o ciclo de vida, quanto visuais, pelas novas tecnologias de impressão, proporcionando proteção ao produto e, ao mesmo tempo, um acabamento visual que qualifica a sua apresentação.

Com características técnicas que garantem o melhor custo benefício e vantagens como alta resistência à queda e modelos resistentes à umidade, a sacaria de ráfia é considerada a embalagem ideal para diversos produtos e se consolidou no mercado por garantir:

  • Melhor paletização
  • Proteção e resistência à umidade
  • Redução da sujeira do ambiente
  • Inviolabilidade
  • Excelente qualidade de impressão
  • Elevada resistência mecânica
  • Leveza
  • Reciclabilidade
  • Total proteção do produto
  • Redução de perdas durante o transporte
  • Possibilidade de personalização
  • Reutilização
  • Menor impacto ambiental durante todo o ciclo de vida
  • Possibilidade de reutilização com valor de comercialização

Vantagens no transporte

  • Transporte: menor peso no mesmo volume comparado à embalagem de papel, reduz gasto com combustível e a emissão de gases de efeito estufa.
  • Armazenamento: a resistência elevada, além de outras características próprias da matéria prima, polipropileno, proporciona menor preocupação com pragas do ambiente, como traças e roedores e a baixa absorção de umidade preserva e garante a qualidade do produto.
  • Envase: pela alta resistência, oferece maior segurança durante todo o processo de envase e movimentação. Não rasga com facilidade, evitando o desperdício de embalagens e do produto.

Embalagem de papel X embalagem de ráfia

Em estudo recente, a Associação Brasileira dos Produtores de Fibras Poliolefínicas – AFIPOL e a Braskem apresentaram uma avaliação do ciclo de vida, comparando a embalagem de ráfia com a de papel.

Ciclo de vida

A ACV, técnica de avaliação do ciclo de vida de um produto, analisa seu impacto ambiental, levando em conta todas as etapas do processo, desde a obtenção da matéria-prima até a finalização. Todas as atividades da indústria geram impactos ao meio ambiente, por isso, todo esforço em produzir, utilizar e reutilizar as embalagens é considerado de grande importância para implantação de um ciclo mais responsável e consciente, que traga ganhos ao planeta e consequentemente a todos nós.

Fonte: AFIPOL – Associação Brasileira dos Produtores de Fibras Poliolefínicas.

Uso de energia

Notamos um impacto muito maior em consumo de energia, principalmente na etapa de produção e manufatura da sacaria de papel em relação à sacaria de ráfia. Ao utilizarmos uma sacaria de ráfia ao invés de uma sacaria de papel, temos uma economia equivalente a desligar 40 lâmpadas incandescentes de 60 Watts por uma hora.

Uso de água

Uma sacaria de papel gasta 8 litros de água no seu ciclo de vida – produção, uso e descarte, enquanto uma sacaria de ráfia gasta aproximadamente 1 litro.

Aquecimento global

Com relação à emissão de gases causadores do efeito estufa, se olharmos somente para o processo produtivo das sacarias, concluiremos que a sacaria de ráfia emite mais que a de papel. Porém, considerando todo o ciclo de vida dessas embalagens, isto é, extração das matérias-primas, produção, consumo e destinação após o uso, vemos que a sacaria de ráfia na realidade tem emissões menores, impactando menos no aquecimento global.

Esses resultados nos mostram a importância da avaliação do ciclo de vida do produto como um todo e não somente o impacto causado pela produção da matéria-prima.

Pós-uso

Pesquisa feita sobre o pós-uso da embalagem de ráfia realizada para estudo de ACV possibilitou comprovar as diferentes formas de reutilização da embalagem, inclusive com valor de revenda.

  1. Reuso como embalagem de areia
  2. Estoque de embalagens pós-uso
  3. Ponto de venda material de construção
  4. Destaque do valor de revenda

Confira o material completo em: AFIPOL – Associação Brasileira dos Produtores de Fibras Poliolefínicas

 

Personalização Rafitec Propex

As soluções em embalagem da Rafitec Propex são cuidadosamente pensadas para dar força, segurança e diferenciação aos mais variados produtos e negócios. Essenciais, certificadas, premiadas e 100% recicláveis, há 27 anos elas acompanham marcas e histórias de sucesso.

Para atender aos processos de produção individuais, os diferenciais da Rafitec Propex são encontrados desde o fechamento das embalagens pode ser feito de diferentes formas:

 

H6: Sacaria Costurada

Boca Aberta, o fechamento é feito com costura após o envase, também pode ser sanfonada; na Valvulada a costura é dispensada, pois o fechamento se dá pela pressão do produto, também pode ser sanfonada.

H6: Sacaria Soldada

Boca Aberta segue o mesmo processo da sacaria costurada boca aberta, possibilitando maior estabilidade quando na posição vertical.

H6: Válvula Padrão ou TNT

Possui válvula em tecido de ráfia laminado ou TNT, no qual é fabricada, a vedação acontece após o enchimento do produto envasado. Ideal para produtos compostos por partículas finas, pois permite melhor vedação.

H6: Válvula Manga Dobrável

Possui uma manga para ser dobrada e inserida no interior da base falsa no topo da válvula, evitando que a abertura fique exposta, garante maior vedação;

H6: Válvula Manga Deslocada/Alongada

Permite fechamento por ultrassom, garantindo total vedação do produto, evitando violação e contaminação.

O cliente pode optar ainda por um modelo exclusivo, personalizado, que atenda as necessidades do seu negócio. O layout da sacaria também é um diferencial com possibilidade de impressão em até 12 cores. Possibilidade de escolha do tecido, que pode ser laminado, convencional, com filme de PP ou BOPP, nas cores, branco, colorido, preto ou transparente, podendo ainda conter proteção à luminosidade e revestimento interno.

As sacarias de ráfia Rafitec Propex são fabricadas de acordo com as necessidades de cada cliente, sendo os principais mercados: fertilizantes, farelos, farinhas, grãos, nutrição animal, sementes, construção civil, mineração, químicos e petroquímicos.

 

Saiba mais: www.rafitecpropex.com.br

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp